Produtividade , Trabalho Remoto
21 de Fevereiro de 2024 - 14h12m
CompartilharA tecnologia mudou muitos aspectos da vida das pessoas, incluindo a forma como trabalhamos, neste artigo vamos te mostrar como ter produtividade em home office.
Além de facilitar as conexões com consumidores, fornecedores e parceiros, a Internet e outras tecnologias de ponta permitem maior agilidade nas relações de trabalho.
Um exemplo disso é a adesão cada vez mais frequente pelo home office. Uma pesquisa recente do Ibope mostra que o número de pessoas que trabalham remotamente (pelo menos como parte de sua carga horária) cresceu muito nos últimos 3 anos.
Além disso, pesquisas mostram que a maioria dos trabalhadores deseja poder trabalhar em casa. Mas o trabalho remoto também é bom para empregadores e empresas?
Essa é uma dúvida bastante comum. Por isso, listamos os benefícios do home office para sua empresa e cuidados essenciais que as pessoas que trabalham em casa precisam ter para que você descubra se o trabalho remoto pode ser eficiente no seu negócio.
Confira alguns benefícios do teletrabalho que podem te convencer a aderir:
O funcionário sofre menos com o estresse do trânsito
Menos atrasos
Mais flexibilidade
O ambiente adequado proporciona menos interrupções
Trabalhar em casa é confortável e garante mais qualidade de vida
Redução de custos para a empresa
Cria-se uma cultura de mais liberdade
Mas como nem tudo são flores, é preciso ter cuidado com esse modelo de trabalho para garantir que seu home office seja realmente produtivo. Confira alguns prós e contras que vão amenizar a situação e garantir todos os benefícios já citados neste artigo.
1. Ajuste e estabeleça metas
Para que um home office funcione bem, todos da equipe devem estar alinhados em suas atividades, prazos e prioridades. Como o trabalho será feito à distância, podem surgir problemas de comunicação.
2. Incentive os funcionários a terem um cantinho adequado
Existem muitos fatores que podem tornar o trabalho remoto mais confortável. Por outro lado, estar muito confortável também pode prejudicar a produtividade, pois você pode ficar tentado a fazer outras coisas.
Portanto, é importante ter um ambiente onde os funcionários possam se concentrar.
3. Você deve ter uma boa conexão com a internet e um celular disponível
Todas as comunicações entre a empresa e os colaboradores serão feitas via telefone/smartphone e e-mail. Por isso, é necessário orientar os funcionários a manter uma boa conexão de celular e qualidade de sinal.
Instrua as equipes a escolher seu próprio plano para relacionamentos de trabalho com bons minutos e permissões de dados.
4. Os funcionários devem ser bons em autogestão
O Home Office não é para todos. Assim, os colaboradores que exercem atividades em regime de teletrabalho devem possuir um elevado nível de competências de autogestão.
Isso significa ser uma pessoa organizada, ter muita disciplina e saber realizar as tarefas de forma autônoma e independente.
5. Promova reuniões presenciais
Por fim, é importante lembrar que nem todo dia de trabalho precisa ou pode ser feito em casa. Na verdade, a interação social é fundamental para ter uma equipe coesa e motivada.
Você sempre pode realizar reuniões para monitorar resultados, realinhar diretrizes e fortalecer relações de trabalho. Também é importante lembrar de momentos de descontração, como happy hours e festas comemorativas.
E ai, ja sabe como ter produtividade em home office?
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