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Produtividade , Trabalho Remoto

Monitorar funcionários não é o objetivo

21 de Fevereiro de 2024 - 18h02m

A intenção sempre foi desenvolver uma força de trabalho altamente produtiva, monitorar funcionários não é o objetivo.

Com exceção da inflação, poucos tópicos geram tanta tinta digital hoje em dia quanto o monitoramento de funcionários. A imprensa de negócios e até mesmo alguns dos principais meios de comunicação estão cheios de artigos expressando preocupação com o assunto – é intrusivo, é uma forma de espionagem, mina a confiança e prejudica o moral. Essas preocupações são justificadas quando o software de monitoramento assume a forma de vigilância.

Mas eles desviam a atenção do verdadeiro propósito e benefícios dessas ferramentas, que fornecem maior visibilidade em nosso local de trabalho digital moderno: ferramentas que apoiam a cultura e o ambiente em que os funcionários prosperam e fornecem seu melhor trabalho.

Ao nos concentrarmos no que queremos alcançar, podemos usar a análise da força de trabalho como uma solução poderosa para envolver e capacitar nossas equipes, em vez de controlá-las e micro gerenciá-las.

 

Vigilância no local de trabalho é contraproducente

A vigilância no local de trabalho, incluindo práticas como registro de pressionamento de tecla, monitoramento de e-mail e captura de imagens ou vídeo das webcams dos funcionários, contribuiu diretamente para o que o CEO da Microsoft, Satya Nadella, chama de narrativa de "paranóia de produtividade". Nesse ambiente, os funcionários se sentem constantemente observados e julgados, criando sentimentos de desconfiança e ressentimento que minam o moral e a produtividade.

 

Monitorar funcionários não é o objetivo

 

A pesquisa mostra que os funcionários que se sentem constantemente observados têm maior probabilidade de se tornarem desengajados ou “desistir silenciosamente” e menos propensos a se esforçar ao máximo. Em outras palavras, se o objetivo é criar uma força de trabalho engajada, motivada e produtiva, a implementação de ferramentas de monitoramento será um tiro pela culatra.

Há também considerações legais. Dependendo das leis e regulamentos em sua jurisdição, a vigilância excessiva dos funcionários pode violar seu direito à privacidade. Isso pode expor sua empresa a desafios legais e responsabilidades que são caras e prejudiciais à sua reputação. A Forrester acredita que esse risco é tão real que o incorporou em sua previsão para 2023.

 

O trabalho moderno requer análise, monitorar funcionários não é o objetivo

No local de trabalho digital moderno, dados e análises são necessários para entender melhor como o trabalho é feito hoje e para melhorar como o trabalho será feito amanhã. Em outras palavras, requer análise da força de trabalho. Isso inclui métricas de rastreamento, como produtividade, foco e tempo de colaboração, bem como uso e fluxo de aplicativos. Ao integrar dados em uma equipe, função ou organização, os padrões - baseado em dados do mundo real - ajuda os líderes a entender exatamente como as entradas foram geradas pela primeira vez levam às saídas da empresa.

Essas revisões ajudam as empresas a entender melhor as implicações dos padrões e políticas da empresa e a responder mais rapidamente ao feedback dos funcionários.

 

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