Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

user contato@monitoo.com.br
Monitoo | Software Monitoramento Funcionários
blog

Produtividade , Home Office

Como manter a qualidade no atendimento home office

02 de February de 2023 - 13h12m

Descubra no nosso artigo de hoje como manter a qualidade no atendimento home office. Em geral, a imagem do líder sempre foi extremamente importante para as empresas que priorizam consistentemente dar conselhos motivacionais e mantê-los engajados e dispostos a vestir a camisa da empresa.

Mas nesta situação de crise econômica em que muitas empresas estão se reestruturando, mudando a forma de trabalhar e se reinventando para sobreviver no mercado, como os líderes podem motivar suas equipes, mantê-las unidas e até mesmo aumentar a produtividade? ‍

Nos dias de hoje, mais do que nunca, os líderes precisam pensar em seus negócios e na saúde e bem-estar de seus funcionários. Sua atitude deve ser voltada para encontrar saídas e soluções que sejam benéficas para ambas as partes, e seu papel nunca foi tão difícil e inovador. Hoje, a maior responsabilidade dos líderes é seguir em frente diante dos problemas e inseguranças.

Mas como manter sua equipe motivada e conectada a eles em uma situação adversa e repleta de incertezas?

Neste artigo, discutimos a importância da liderança e damos algumas dicas de boas práticas para manter sua equipe motivada e engajada mesmo trabalhando em casa.

Como manter a qualidade no atendimento home office

O que é ser líder?

Ser líder não é fácil, depende não só do próprio líder, mas também das necessidades do restante da equipe. Há infinitas variáveis: a maturidade do próprio chefe em permitir que o grupo dê o tom, a capacidade de entender a necessidade de espaço e liberdade do indivíduo e a orientação e acolhida em outros momentos.

A pior coisa que pode acontecer a um líder que não consegue ouvir quem está ao seu redor é que, em determinado momento, ele está cercado por pessoas que não têm nada a dizer. Um convívio em que todo mundo perde, principalmente na campanha motivacional.

 

Boas práticas para liderar em home office e manter a equipe motivada‍

Agora que esclarecemos o quanto um líder é importante e relevante para sua equipe, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você a se aproximar e manter sua equipe motivada neste momento em que o home office faz parte da nossa realidade.

 

Sempre mantenha contato

Mais do que nunca, os líderes precisam manter intimidade com seus subordinados, e a forma mais eficaz de fazer isso é manter uma boa comunicação, mesmo à distância. Seja transparente e verdadeiro ao compartilhar as informações da empresa que estão disponíveis no momento. Isso ajuda a minimizar a ansiedade e o medo e traz uma sensação de segurança e confiança.

Converse com sua equipe e alinhe expectativas, ouça ideias e preocupações e mantenha os canais abertos para que você seja a fonte das informações. Quando a comunicação é ruim e a desinformação prevalece, há conflito e incerteza, não deixe isso acontecer. Estar presente e atento, estabelecendo uma frequência de comunicação é importante aqui e agora.

 

Fique atento ao comportamento da sua equipe

Diante de uma situação econômica instável, muitas empresas precisam reestruturar equipes, demitir funcionários e mudar algumas práticas de negócios.

Isso gera medo e insegurança entre os funcionários, afinal cujas consequências podem se refletir diretamente em seu trabalho.
É neste ponto que o papel do líder é crucial. Focar em colaboradores desmotivados, sem iniciativa e com pouco interesse em colaborar é fundamental para manter um bom relacionamento com toda a equipe.

Dê atenção especial a essa pessoa, entenda o momento dela e faça o possível para mudar a situação. É tarefa do líder mapear esses sinais e encontrar maneiras de revertê-los.

 

Dê feedbacks recorrentes e incentive

Mesmo em home office, uma das funções mais importantes de um líder é desenvolver talentos e, nesse sentido, o feedback acaba sendo uma das principais ferramentas para ajudar nessa evolução.

Conheça sua equipe, veja os cronogramas de todos, monitore projetos, contribuições e entregas. Realizar revisões em grupo e individuais, conforme necessário. É uma forma de acompanhar o trabalho da sua equipe e mostrar a cada um deles que você pode vê-los mesmo à distância e que o trabalho de cada um deles é fundamental para a organização.

 

Empowerment‍

É um conceito que significa “descentralização”, dando aos funcionários autonomia e maior envolvimento nas atividades, e é um dos comportamentos motivadores mais empoderadores e responsáveis ​​nas empresas.

Faça isso a seu favor. Dê mais autonomia, delegue atividades e faça com que os membros da sua equipe sintam que suas vozes fazem parte das decisões da empresa e que estão sendo ouvidos.

 

Esteja atento à sobrecarga de trabalho‍

Acontece que as pessoas que trabalham em casa a maior parte do tempo acabam trabalhando mais do que aquelas que trabalham em um escritório. ‍Isso porque os horários acabam confundindo vida pessoal e profissional.

Portanto, isso é algo que todo líder e sua equipe devem estar atentos.

 

Reconhecimento‍

Talvez seja um momento em que uma empresa não consegue reconhecer financeiramente os funcionários, não aumenta o salário, não oferece bônus ou bônus de final de mês. Este é um momento de recessão e queda de custos.

Mas ser reconhecido não para por aí. Um líder pode usar outros meios para avaliar seus colaboradores. Elogios diante de uma atuação diferenciada significam muito para quem recebe e dão exemplo para quem ouve.

Existem muitas maneiras de manter sua equipe motivada enquanto trabalha em casa e, conforme discutido, essa é uma função fundamental de um líder. Boas práticas de empatia podem fazer a diferença, e sempre farão, neste momento tão adverso.

 

E ai o que achou? A partir de agora você ja sabe como manter sua equipe motivada no home office!!!

Quer medir a produtividade de seus colaboradores? O Monitoo pode auxiliar os líderes nesse desafio.

 Acesse www.monitoo.com.br e entre em contato com a gente!

 

Quero testar o Monitoo

Destaques

Inscreva-se em nossa
newsletter

icone-fale-conosco icone-fale-conoscoFale conosco Solicitar teste grátis